Seminário define estratégias para atrair e engajar novos Rotarianos
Criar Clubes Satélites é um dos caminhos definidos
A cidade de Jaraguá do Sul recebeu quase 200 companheiros no último dia 14. Ao longo de toda manhã e parte da tarde, houve uma imersão em debates e montagem de estratégias para atrair e engajar novos Rotarianos para integrar o quadro associativo dos Clubes do Distrito 4650.
Presidentes dos Clubes e das Comissões de Desenvolvimento do Quadro Associativo e Projetos Humanitários e Companheiros interessados em aprimorar seus conhecimentos em Rotary, participaram do Seminário Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo – agora denominado Seminário de Atração e Engajamento e NRDC.
Nesse Ano Rotário, a meta estabelecida pelo governador Herildo Monteiro Filho é fundar pelo menos mais 11 clubes (um por área) e o mesmo número de Clubes Satélite (Saiba um pouco mais a respeito na reportagem abaixo). Atrair os jovens será outra ação muito incentivada, fundando pelo menos mais quatro Rotaract e três Clubes de Interact. Junto, o fomento aos Núcleos Rotários de Desenvolvimento Comunitário (NRDC).
Planejamento do DQA nos clubes
Presidentes dos Clubes se reuniram com seus governadores assistentes para preparar o plano de desenvolvimento do DQA e um emergencial para clubes com menos de 20 associados.
A implantação dos Núcleos Rotários de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) foi mediado pela companheira Elisabete Dias Neves (RC de Blumenau – Flores do Ipê), diretora de NRDC (2018-19).
Você já ouviu falar sobre Clubes Satélites?
Na principal apresentação do dia Antônio Zago, governador 2012-13 do Distrito 4440 (Cuiabá-MT) e coordenador assistente de desenvolvimento do Rotary 2015/18, compartilhou experiências vitoriosas na formação de Clubes Satélites como forma de acelerar o desenvolvimento do quadro associativo.
Os Clubes satélites são uma opção diferente para a formação de Rotary Clubs. Eles funcionam como uma fase de transição para um clube se tornar um Rotary Club completamente independente. Comi isso, se dá a oportunidade para novas pessoas se associarem ao Rotary sem o requisito de ter pelo menos 20 indivíduos para organizar um clube tradicional. Além disso, os rotarianos que faltarem a reuniões ordinárias de Rotary Clubs podem recuperar frequência em reuniões dos satélites.
Será que na área de seu clube não há a possibilidade de criar um Clube Satélite? Faça uma análise de municípios e bairros vizinhos e dê a oportunidade a mais pessoas de participarem de Rotary International.
Conheça mais a respeito acessando o link: https://my.rotary.org/document/190316.
Texto e foto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2018/2019.






